Trabalho Ar Comprimido Tratamento
Componentes principais de uma linha de ar comprimido
Apresentaremos a seguir um resumo dos principais componentes de uma linha de ar comprimido.
Compressor de ar comprimido:
É o gerador de energia do sistema, aspirando ar ambiente e elevando a sua pressão para valores entre 3 a 250 bar ou mais. Entre os principais tipos temos o alternativo (pistão), rotativo (parafuso/palhetas), centrifugo,etc.
Para fins de tratamento dividimos os compressores em dois grupos:
a) Lubrificados - utilizam óleo para sua lubrificação e/ou refrigeração
b) Isentos - não utilizam óleo para lubrificação de suas peças móveis , ou se utilizam o mesmo não entra em contato com a câmara de compressão
Pós-resfriador com separador de condensado:
Também conhecido como after-cooler, é instalado logo após o compressor, sendo que em alguns casos o mesmo já vem incorporado ao mesmo.
O processo de compressão gera um aumento de temperatura que aliado ao atrito interno das partes móveis do compressor pode elevar a temperatura do ar que está sendo comprimido para valores de até 130C, justificando assim a utilização de um resfriador. O resfriador nada mais é que um trocador de calor resfriado a água ou ar. No processo de resfriamento é gerado condensado que então é eliminado em um separador de condensado (por centrifugação ou expansão). O separador de condensado é acoplado ou embutido dentro do resfriador.
Em resumo, as finalidades do resfriador são:
a) Reduzir a temperatura do ar comprimido que sai do compressor, condensando assim até 70% da água presente no ar comprimido.
b) Eliminar o condensado formado através de um separador de condensado acoplado ao mesmo e assim eliminar o condensado formado.
Reservatório:
Também conhecido como vaso pulmão ou acumulador , serve para armazenar o ar comprimido gerado , garantindo assim uma reserva em caso de alguma emergência no sistema, e ajudando a manter uma pressão estabilizada na linha. Pode ser vertical (mais comum