TRABALHO Aprendizagem Motora
FASE: MOVIMENTO fUNDAMENTAL eTÁGIOS – INICIAL, ELEMENTAR, MADURO (PROFICIÊNCIA)
Mogi das Cruzes, SP
Março 2015
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
FASE: MOVIMENTO fUNDAMENTAL eTÁGIOS – INICIAL, ELEMENTAR, MADURO (PROFICIÊNCIA)
Trabalho apresentado como parte do requisito para compor a nota da M1 na disciplina de Crescimento e Desenvolvimento Humano (motor e aprendizagem motora) do curso de Educação Física.
Mogi das Cruzes, SP
Março 2015
1 RESUMO (INTRODUÇÃO)
Segundo GALLAHUE (2005), a fase de desenvolvimento de padrões motores fundamentais obedece a uma progressão sequencial. Uma criança sem qualquer incapacidade desenvolvimentista, em circunstâncias ideais, vai progredir a partir do estágio inicial, atravessar o elementar e chegar ao maduro de modo sequencial. As sequências de desenvolvimento, para vários movimentos fundamentais, foram identificadas por meio da avaliação biomecânica de crianças em faixas etárias diferentes. As sequências de desenvolvimento também foram propostas com base em filmes, videotapes e avaliações empíricas de numerosas crianças. A fase de desenvolvimento motor fundamental é muito influenciada pelo ambiente. As condições ambientais e o objetivo da tarefa criam inúmeras diferenças intrínsecas em cada padrão. As sequências de desenvolvimento foram propostas e estão em diferentes níveis de validação. O conhecimento dessas sequências possibilita que sejamos mais efetivos no diagnóstico de toda incapacidade desenvolvimentista e na programação de experiências motoras significativas.
Ainda segundo GALLAHUE (2005), as habilidades motoras são dividias em três partes:
Habilidades Locomotoras : Caminhar, correr, galopar, corrida lateral, saltito, saltar (salto em distancia, salto em altura com impulsão em uma das pernas e aterrissando na mesma)
Habilidades Manipulativas : Arremessar, receber, rebater, quicar e chutar
Habilidades de Estabilidades : Equilíbrio estático e