Trabalho Aprendiz Ma Om 2
Todo homem é responsável por suas atitudes, e completamente vinculado aos seus vícios e paixões, suas atitudes podem variar em boas ações e más ações. Deste modo é responsável, também, por suas mudanças e suas conquistas, seja em âmbito espiritual ou carnal.
A maçonaria, sendo uma instituição que tem por objetivo tornar feliz a humanidade, pelo amor, pelo aperfeiçoamento dos costumes, pela tolerância, pela igualdade, pelo respeito à autoridade e a crença de qualquer um, o aprendiz maçom, desta forma não poderia ter outros ensinamentos os quais não o levassem para esse pensamento. O desbastar de sua Pedra Bruta. O Aprendiz Maçom está num processo de mudança de paradigma quanto à forma de estar social. O aperfeiçoamento moral é processo de tentativa, erro e correção de suas atitudes. Conhecer a si mesmo é um grande desafio. Neste grau, o maçom aprende a colocar em prática o primeiro dever do iniciado, que é o trabalho de si mesmo.
Para auxiliar o Aprendiz nessa empreitada existem as 7 Instrução de Aprendiz Maçom, cada uma com suas relevâncias, consistidas no desbastar das arestas para adquirir conhecimento do simbolismo e da respectiva interpretação filosófica.
Além de comunicar os segredos do Grau de Apr.’. Maçom, o S.’.T.’.P.’., versa sobre os Instrumentos de Trabalho do Primeiro Grau, que são a Régua de 24 Polegadas fazendo referência as 24 horas que o dia possui e deve-se utilizar seu tempo equilibradamente para meditação, trabalho e descanso físico e espiritual, o Maço que tem por serventia descarregar golpes, representando o poder ou a força, ensina ainda que o coração conceberá e o cérebro projetará, mas se a mão não estiver preparada o trabalho não será executado. E por fim, o Cinzel, nos ensina que a educação e a constância são necessárias para se chegar à perfeição, nos tornando polido depois de retumbantes e repetidos esforços. Ensina ainda que a virtude, a iluminação da inteligência e a purificação da alma somente