trabalho antropologia
”O trabalho aborda as origens, desenvolvimento e perspectivas das Ciências Sociais em Saúde. Procura situar alguns pontos fundamentais relacionados a incorporação de um pensamento social em saúde no Brasil. Trata da construção desse campo do conhecimento, apresentando algumas perspectivas em relação à investigação nessa área”.
Componentes:
Aline Cassim RA: 3014200072
Bruna de Souza da Silva RA: 3014200066
Bruna da Silva Prado RA: 414203396
David da Conceição Bueno RA: 3014200065
Nubia Camargo França RA: 414202208
2015
São Paulo
ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA NA ENFERMAGEM
INTRODUÇÃO
A Antropologia tem como objeto de análise o estudo das diferentes sociedades, o estudo das culturas sob a perspectiva da sua cultura. Conceitos como etnografia (é por excelência o método utilizado pela antropologia na coleta de dados. Baseia-se no contato intersubjetivo entre o antropólogo e o seu objeto, seja ele uma tribo indígena ou qualquer outro grupo social sob o qual o recorte analítico seja feito.), etnologia (estudo ou ciência que estuda os fatos e documentos levantados pela etnografia no âmbito da antropologia cultural e social, buscando uma apreciação analítica e comparativa das culturas) e antropologia fazem parte do método desta ciência. Esta privilegia o contato direto com a realidade humana, interessa-se prioritariamente pelo que é diferente, pretende levar a investigação ao nível inconsciente da vida social, segue sempre um ideal de aproximação total, procura entender as culturas tal como veem aqueles que nelas se integram e por fim chega logicamente à comparação.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A antropologia reconhece as angústias, os medos, os sofrimentos, as questões filosóficas e culturais que afetam o ser humano. Sendo a enfermagem uma área da saúde, a antropologia apresenta um papel marcante nesta. Esta ciência leva a alguns fatos que são agora determinantes na enfermagem, tais como: - A atitude do doente é influenciada pela