Trabalho antropologia da religião
Este trabalho teve inicialmente o objetivo de apenas apresentar pesquisas relacionadas aos temas e tópicos que foram exigidos dos alunos participantes do grupo, porém, durante a sua preparação, fora percebido que durante todo o processo, o aluno não poderia fazer uma pesquisa e não se ver inserido no contexto pesquisado de alguma forma, mesmo quando se tratando de acontecimentos passados que, casos vistos de uma forma superficial não têm nada a ver com a vida cotidiana de hoje ou os conceitos trabalhados no dia a dia do séc. XXI, pois fora a partir desses acontecimentos que o hoje começou a ser tecido e bordado, adquirindo a estrutura e a aparência atual.
Introdução ao Desenvolvimento:
O estudo de religião em uma universidade é algo que permeia muitos alunos a se perguntarem o porquê disso e de certa forma pode haver a impressão de que parece ser imposta e de que vem para doutriná-los. No Brasil em uma pesquisa feita pelo IBGE, 93% da população se declaram adeptos de uma religião.
A univerdade pelo simples fato de ter um caráter de universalidade tem dever de tratar de estudar todos os fenômenos que tocam a humanidade. Não se pode justificar certa indiferença diante de algo que marca profundamente a existência humana desde o seu início. A universidade que recusasse a estudar religião deixa de estar cumprindo o seu papel.
Uma reflexão séria não só sobre o ser humano e a cultura, mas também um estudo a respeito do estudo da religião. O que se pretende é conhecer de modo científico a religião e os aspectos antropológicos dele decorrentes, com isso tenta colaborar para que a cultura religiosa efetivamente contribua pra melhorar a condição de vida da nossa população.
Para compreender melhor essa situação é indispensável que a abordagem do saber se caracteriza atualmente pelo diálogo, pela interdisciplinaridade e pela integração.
Um fato que devemos levar em conta seria o papel da universidade hoje, como é feita de/por gente, uma Universidade