Trabalho Anel De Thopson
ENGENHARIA ELÉTRICA
Experimento
Levitação magnética
Anel de Thompson
DISCIPLINA: Conversão de Energia
PROFESSOR RESPONSÁVEL: Deoclides
DATA DA ENTREGA: 08/08/2015
EEN / 6º Termo / 48º Turma
ALUNO: Juliano Alves Peixoto de Oliveira R.A: 509773
1 - INTRODUÇÃO
Uma demonstração sobre eletromagnetismo é a “levitação magnética” de um anel de alumínio. Conforme mostra a figura 1a, a argola é posicionada ao redor de um longo núcleo de ferro-doce, instalado em uma bobina que é alimentada com tensão alternada. Essa demonstração é conhecida como “anel saltante” ou “anel de Thomson”, essencialmente um transformador de núcleo aberto no qual a bonina secundaria se reduz a uma única espira de fio grosso. Anel de Thompson em homenagem ao físico norte-americano Elihu Thompson, que a inventou no século XIX.
Figura 1 Demonstração da “levitação magnética” com um anel (1a) e dois aneis (1b).
Na figura 1 também é mostrado o que acontece quando uma segunda argola, idêntica à primeira, é justaposta à primeira. A força de repulsão, na posição da figura 1a, aumenta, levando as duas argolas a levitarem mais distantes do primário (figura 1b). As marcas brancas no núcleo de ferro permitem comparar as duas situações. Se a inclusão da segunda argola não afetasse a força magnética já existente sobre a primeira, esta continuaria a levitar no mesmo lugar onde levitou na situação apresentada na figura 1ª.
1.2 - Interação magnética
É bem sabido que duas espiras ou anéis percorridos por corrente elétrica interagem magneticamente. Essa interação pode ser atrativa quando o sentido das duas correntes é o mesmo, ou repulsiva quando o sentido das duas correntes é diferente. A figura 2 é uma ilustração dessas duas possibilidades
Figura 2 Duas espiras com corrente elétrica interagem magneticamente
2 – OBJETIVO
Neste experimento iremos apresentar o comportamento do anel de