Trabalho ANDROID
Ao todo, o sistema teve três grandes versões: Symbian^1, Symbian^2 e Symbian^3, todas subdividas em atualizações menores. A última versão, apresentada no Nokia N8, foi a principal aposta da empresa finlandesa para bater o iPhone. A plataforma teve toda a sua interface redesenhada para tornar a interação com o toque mais confortável e intuitiva.O Symbian é um sistema operacional usado nos dispositivos móveis e smartphones e que foi licenciado pelos maiores fabricantes de aparelhos celulares, entre eles, a Nokia. Seu foco são as funções para aparelhos 2G, 2.5G e 3G.
Como vantagens posso citar o fato de ser confiável e flexível, fazer pouco uso da bateria e ser baseado em padrões de comunicação e dados. Além disso, o Symbian permite a instalação de aplicativos feitos por terceiros e o gerenciamento de memória e possui mecanismos que asseguram a transferência e armazenamento de dados.
Os aplicativos sempre foram o calcanhar de Aquiles do Symbian. Enquanto via o iOS e Android recebendo as principais novidades do mercado, a Nokia pouco conseguiu fazer para atrair desenvolvedores para o seu sistema. Isso fez com que o interesse dos consumidores pela plataforma caísse consideravelmente e se tornou um dos motivos para o seu abandono.
Em fevereiro de 2011, a Nokia anunciou uma parceria com a Microsoft para a adoção do Windows Phone. Em junho do mesmo ano, o Symbian passou a ser desenvolvido e receber suporte pela Accenture até 2016. No entanto, em janeiro de 2013, a Nokia optou por não lançar mais aparelhos com o sistema operacional.
O último smartphone com Symbian foi o Nokia 808 PureView, considerado um marco nos smartphones por ser o primeiro a trazer a câmera potente de 41 megapixel e a tecnologia de imagens da