Trabalho Andrea Pronto
Disciplinas: Estatística e indicadores sociais
Economia política
Psicologia social
Fundamentos hist. Teóricos do SSOC. II
Tema: Concepção histórica das políticas sociais brasileira no período de 1960 a 1980 e o serviço social
Aluna: Andréa Ferreira Feitosa
UNOPAR- UNIVERSIDADE DO NORTE DO PARANÁ
1. INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir tem como objetivo abranger as particularidades das políticas sociais brasileiras no período de 1960 á 1980, de uma forma crítica e analítica, com ênfase para os desdobramentos das políticas sociais, aprimoramento do serviço social e a incorporação de novos elementos na profissão. Tendo em aspecto que o Brasil se encontra entre os países que oferecem elevada trajetória de alteração social, constitui articular que o Brasil está centrado entre os países com mais taxas elevadas de alteração social.
Os assuntos abordados serão demonstrados de uma forma que proporcione o melhor entendimento do assunto, tendo que essas questões sejam debatidas de acordo com a precisão de apresentar uma abrangência maior do procedimento histórico do serviço social.
Portanto, compreender tais transformações significa compreender a crise capitalista, suas manifestações e mudanças, não apenas na esfera da economia e da política, mas também, a sua repercussão no campo do conhecimento, das idéias e dos valores. Todas essas mudanças induzem a um imperialismo cultural articulado através dos meios de comunicação e da publicidade, onde apontam para o consumismo e para o individualismo.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1- CARACTERÍSTICAS DAS POLÍTICAS SOCIAIS BRASILEIRAS SOCIAIS BRASILEIRAS NO PERÍODO DE 1960 A 1980
Podemos ressaltar por meio da reforma sob o âmbito constitucional, as políticas brasileiras que teve aspectos abordados da constituição de 1988, proporcionando desta forma determinados conceitos sobre os direitos sociais e as políticas sociais, pondo em pauta as particularidades referentes à realidade social do Brasil.