Trabalho Anatomia
MORGANA NESSI
SISTEMA ENDÓCRINO
CONCÓRDIA
2013
1 INTRODUÇÃO
O sistema endócrino é um sistema formado pelas glandulas endócrinas do corpo, tanto do homem quanto da mulher, e cada glandula é responsavel por produzir um determinado hormonio para cada necessidade do corpo, ele trabalha intimamente com o sistema nervoso, mas apesar disso eles tem algumas diferenças.
2 REFERENCIAL TEORICO
O sistema nervoso não é o único que realiza o controle de funções vitais como digestão, reprodução, excreção, etc. Elas também são controladas por um sistema que possui estruturas especializadas para a liberação, na corrente sanguínea, de determinadas substâncias que irão controlar o funcionamento de várias células e alguns órgãos importantíssimos para nossa sobrevivência.
Esse sistema recebe o nome de sistema endócrino e as estruturas que o compõem são chamadas de glândulas endócrinas, que, por sua vez, liberam substâncias denominadas hormônios. As glândulas endócrinas, localizadas em várias partes do corpo, são a hipófise ou pituitária, a pineal, a tireoide, as paratireoides, as suprarrenais, o pâncreas, os ovários e os testículos.
Em nosso organismo não existem apenas glândulas com função endócrina. Possuímos órgãos que desempenham a mesma função e não produzem hormônios, mas secretam substâncias que serão lançadas na corrente sanguínea, como, por exemplo, o rim - que produz a renina que irá atuar no controle da pressão arterial.
Hipófise ou pituitária: É uma glândula do tamanho de um grão de ervilha, Possui dimensões aproximadas a um grão de ervilha, pesando de 0,5 a 1 grama, localizadas no encéfalo, presa numa região chamada hipotálamo. Essa glândula é a mais importante do corpo, pois comanda o funcionamento de outras glândulas, como tireoide, suprarrenais e sexuais. Produz grande número de hormônios, como os responsáveis pelo crescimento, metabolismo de proteínas (hormônio somatotrófico),