TRABALHO ANALISES DE RISCOS AMBIENTAIS REV
Recife
2013.1
MARCIENE BARROS
ANÁLISES DE RISCOS AMBIENTAIS
Trabalho de Análises de Riscos Ambiental com alguns temas centrais de assuntos vistos em sala de aula no curso de Engenharia Ambiental no Centro Universitário Maurício de Nassau.
Orientador: Prof. Eduardo Maia
Recife
2013.1
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 1
2. FIGURA N° 01 2
3. FIGURA N° 02 4
4. FIGURA N° 03 7
5. CONCLUSÃO 9
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
1. INTRODUÇÃO
Nos tempos atuais, o desenvolvimento sustentável é um dos principais desafios a ser enfrentado por todo o mundo, buscando basicamente um desenvolvimento com crescimento econômico sem degradar o capital natural e ao mesmo tempo mantendo o bem estar da humanidade.
Para muitas pessoas, mesmo no presente, "desenvolvimento" é ainda sinônimo de "crescimento econômico". No entanto, o "desenvolvimento" tem obrigatoriamente que integrar outras perspectivas, tais como o bem-estar social e qualidade ambiental sob-risco de se esgotar o capital planetário que permite a prosperidade econômica. No limite, se destruírem os recursos naturais de que dependemos, o crescimento econômico deixa de existir onde, por exemplo, sem petróleo, carvão, gás natural, entre outros, a sociedade não sabe garantir a energia para a sua atividade econômica sem solo fértil e água limpa não é possível produzir alimentos e recursos florestais essenciais à sobrevivência.
Lembrando que os problemas ambientais tornaram-se referências diárias a partir dos anos 70, com maior destaque a partir dos anos 80 onde ocorreram as primeiras crises petrolíferas, que vieram lembrar-se de forma muito direta o quanto estamos dependentes de um recurso instável e em vias de extinção.
2. FIGURA N° 01 A população brasileira produz, em média, 8,4 bilhões de litros de esgoto por dia. Desse total, 5,4 bilhões não recebem nenhum tratamento, ou seja, apenas 36% do