Trabalho Analise de Fundacoes
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Materiais de Construção II
Professora Margarete Gonçalves
FUNDAÇÕES
Ac. Bruna da Rosa Mendes
Ac. Laís Becker Ferreira
Ac. Sarah Dornelles
Pelotas, 07 de outubro de 2014
TRABALHO DE FUNDAÇÕES
1. DADOS DA OBRA
Localização: Rua Almirante Barroso, entre Gomes Carneiro e Três de Maio. Pelotas
Função: residência multifamiliar
Área construída: 1.650 m²
Número de pavimentos: 7, sendo o primeiro destinado à garagem
Responsável técnico pela obra: Eng. Civil Luis Fernando Avila Santos
Visitamos a obra no dia 26 de setembro, quando fomos recebidas pelo mestre de obras Israel Porto. Ele nos informou questões mais básicas da construção e nos indicou falarmos com o responsável técnico da obra Luis Fernando Avila Santos para conversarmos a respeito das fundações. No dia 30, fomos ao escritório do engenheiro civil, que nos explicou vários aspectos relacionados não somente ao tipo de fundação escolhida, quanto aos vários tipos de fundações, diretas e indiretas.
A edificação será composta por 6 apartamentos em cada andar, totalizando 36. Cada apartamento terá um quarto, um banheiro, sala e cozinha conjugadas e área de serviço. O proprietário é da cidade de Piratini e está construindo o prédio como um investimento, pretendendo alugar posteriormente os 36 apartamentos.
2. CANTEIRO DE OBRAS
A obra atualmente conta com 12 operários trabalhando diariamente, além do mestre de obras. No início da construção, eram 5 operários, todos de Piratini. Segundo o responsável técnico pela obra, o engenheiro civil Luis Fernando Avila Santos, não houve projeto para o canteiro de obras.
No terreno onde está localizada a construção, havia um antigo estacionamento da empresa de ônibus Embaixador. Portanto, ao invés da colocação de tapumes, foi mantida a parede de entrada do estacionamento, no alinhamento predial. Também foram mantidos temporariamente os banheiros, para utilização dos operários durante o período