TRABALHO ANA
TIPOS DE INVESTIMENTOS
Investimentos Públicos: São recursos disponibilizados pelo governo ou entidades publicas com intuito de gerar bem estar social. O mesmo não tem por objetivo o retorno monetário, mas sim sociais. Alguns exemplos são: rede de saneamento básico, pavimentação de ruas, hospitais, escolas, entre outros.
Investimentos Privados: São recursos privados criados por pessoa física ou jurídica com intuito de retorno monetário. Esses investimentos são os maiores geradores de emprego e impostos. Alguns exemplos são: Lojas, shopping, fábricas, empresas prestadoras de serviços, dentre outros.
Investimentos Mistos: São recursos disponibilizados parte pelo governo e parte por pessoa física ou jurídica que gera tanto retorno monetário quanto bem estar à sociedade. Alguns exemplos são a Petrobras e o Banco do Brasil.
Os investimentos têm uma importância fundamental tanto para a economia, quanto para as organizações. A economia de quaisquer pais só pode crescer com o fluxo continuo de investimentos. A lógica dessa afirmação e que, para a economia crescer, faz-se necessário aumentar a produção das fabricas, empresas, fazendas, das unidades produtivas, o que se mede mais tradicionalmente pelo produto interno bruto (PIB).
PRINCIPAIS TIPOS DE INVESTIMENTOS
Ações: É um título pelo qual o investidor passa a deter parte de uma determinada empresa, podendo ter direito a voto (ações ordinárias) ou não (ações preferenciais). Seu rendimento vem de duas formas: compra e venda conforme o desempenho da ação na bolsa de valores ou através dos dividendos.
Fundo de Ações: Trata-se da associação de vários investidores, o que dá mais poder nos investimentos, já que há mais dinheiro disponível para se investir. Normalmente são organizados por corretoras e geridos por profissionais de mercado.
Derivativos: É um investimento pouco recomendado para pessoas com pouca familiaridade com o assunto. São ativos financeiros que derivam, integral ou parcialmente, do valor de outro