trabalho AMERICA LATINA
A Lei 10.639/03 torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, além da inclusão do dia 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra. Essa lei tem o intuito de promover uma educação que reconhece e valoriza a cultura da classe social afro-brasileira, provocando nos alunos a consciência de que esses povos são tão sujeitos da história brasileira quanto os descendentes dos colonizadores europeus. A aprovação dessa Lei é essencial para a construção de uma sociedade mais igualitária, reconhecendo que os negros não surgiram sob a face da terra a partir de 22 de abril de 1500 e que suas histórias foram trazidas com eles, ajudando na formação da história do Brasil.
2- Qual o tema abordado no documentário Raça humana?
O tema abordado no documentário é sobre a polêmica adoção do sistema de cotas raciais em vestibulares. O documentário gira em torno de entrevistas aos que lutam a favor e contra a existência das cotas. A diversidade dessa questão gera muitas discussões: de um lado, os que estão a favor querem seus direitos, respeitando a sua história, as faltas de oportunidades dadas a eles, lutando por estudos e melhores condições de vida, muitos deles são os primeiros de sua família a terem oportunidade graças ao sistema de cotas; por outro lado, os que são contra, acreditam que a implantação desse novo sistema acaba gerando injustiça, por terem negros com condições de estudos iguais as deles e assim tendo vantagens ao entrar na faculdade, apoiam as cotas aos menos favorecidos, não as cotas raciais.
3- O que é e quais os objetivos da Lei de cotas no Brasil? *
Parte das vagas (50%) existentes para a entrada em uma faculdade a partir de um vestibular, são destinadas a negros, pardos, indígenas e estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei 12.771/12). As cotas raciais foram criadas no intuito de corrigir erros