Trabalho Alvenaria Autoportante
FIGURA 1 - Ilustração da Fixação Nylon de alinhamento 3
FIGURA 2 - Ilustração do Alinhamento com nylon 3
FIGURA 3 - Ilustração do Assentamento tijolos e ferragem para conter a tração 4
FIGURA 4 - Ilustração da retirada da forma 4
FIGURA 5 - Ilustração dos tipos de amarração entre blocos de alvenaria 7
FIGURA 6 - Ilustração das formas de Amarrações 7
INTRODUÇÃO
A escolha do sistema construtivo é uma decisão de extrema importância para a obra, pois ele influencia não somente o custo total da construção, mas a sua duração, a escolha da mão de obra, além de orientar o processo de projeto.
O sistema mais utilizado nas construções no Brasil atualmente (especialmente para residências) é o tradicional conjunto de pilares e vigas de concreto. A familiaridade de profissionais e da mão de obra com este método construtivo indica a tradição do país no projeto e na construção com o material.
Uma alternativa à estrutura tradicional é o sistema de Alvenaria Estrutural ou Autoportante. Neste método construtivo, as paredes são autoportantes, ou seja, são capazes de suportar o peso da construção sem a necessidade de pilares e vigas.
Com essa alternativa do sistema da Alvenaria Estrutural ou Autoportante, obtemos a diminuição do tempo da construção, economia no custo da obra, menores gastos com revestimentos, técnica executiva simplificada. Iremos conhecer um pouco mais sobre essa alternativa que está presente cada vez mais em nosso dia-a-dia.
Alvenaria autoportante é o sistema em que a alvenaria tem função estrutural, dispensando a construção de vigas e pilares. É usualmente executada em construções mais simples, com poucos pavimentos. Na obra é utilizada a alvenaria autoportante com tijolos maciços e foi acompanhada a execução da verga de uma porta.
Primeiramente é instalada uma base de madeira para suportar os tijolos até a cura do cimento. Em seguida, esta é nivelada, tendo