Trabalho Alto Jaguaribe
AMOSTRA CIENTÍFICA CULTURAL DA ALMEIDA MONTE
TEMA:
Alto Jaguaribe
Equipe: Francisco Gabriel Nº 13
José Rodrigo Nº
Matheus Souza Nº 28
Victória Pinheiro Nº 39
William Marques Nº 42
Yuri Garcia Nº 43
Brenda Souza Nº 44
Série: 3º Ano
Turma: B
Introdução O rio Jaguaribe percorre um trajeto aproximado de 633 km, desde as suas nascentes na Serra da Joaninha – no Município de Tauá – até a sua foz no Oceano Atlântico. Sua bacia drena uma área correspondente a 48% do Estado do Ceará – beneficiando 81 municípios – perfazendo um total de 72.043 km2. A mesma, por ser muito grande e heterogênea, foi dividida em 5 regiões hidrográficas:
• Região Hidrográfica do Alto Jaguaribe
• Região Hidrográfica do Salgado
• Região Hidrográfica do Médio Jaguaribe
• Região Hidrográfica do Banabuiú
• Região Hidrográfica do Baixo Jaguaribe Adiante, iremos trabalhar com detalhes sobre o Alto Jaguaribe e suas regiões mais importantes, abordando fatos históricos, econômicos, naturais e sociais de cada uma.
Alto Jaguaribe O Rio Jaguaribe nasce na Serra da Joaninha na lagoa de Santiago em Tauá, quase na fronteira do Piauí e deságua no Oceano Atlântico no município de Fortim. Seu nome, Jaguaribe, significa “Rio das Onças”. Sua extensão é de 600 km, contando da nascente até a foz. É o maior rio do Ceará e seu percurso banha as cidades de Tauá, Saboeira, Iguatu, Jaguaribe, Jaguaribara, Tabuleiro do Norte, Russas, Jaguaruana, Itaiçaba, Aracati e Fortim. Toda sua margem é utilizada para a agricultura, piscicultura, agropecuária como também para o lazer das comunidades ribeirinhas. Por tanto é necessário uma política de preservação do rio Jaguaribe no tocante a poluição, assoreamento de suas margens e a pesca predatória. A mata ciliar protege as margens do Rio do assoreamento e serve de berçário para espécies que compõem a fauna cearense. Em sua foz predominam a vegetação de manguezal onde peixes, moluscos e crustáceos