TRABALHO ALINE
Disciplina: Metodologia Científica
Esperidião Barbosa Neto
A ESCRITA COMO FUNÇÃO DO PESQUISADOR
Barbosa Neto, Esperidião
'Beiriz de Almeida, A.(Aline)'
Resumo:
Com base no texto, pode observar-se a importância de obter qualidade na escrita, no séc. XXI , a informação passou a ser algo que abrange os conhecimentos. A leitura e a escrita tornou-se fundamental em muitas àreas, tendo como ênfase no texto, a àrea da Pesquisa e da Psicologia. O graduando ou o profissional da mesma, passou então a publicar os resultados de suas pesquisas, teses, estatísticas de métodos comportamentais, entre outros, que resultam em crescimento,reconhecimento.
Palavras-chave: Atualidade, credibilidade, referência.
Considerando-se a importância da pesquisa e do saber escrever, na atualidade, o presente texto se propõe ao debate sobre a qualidade da escrita científica. A boa escrita inclui o emprego de regras gramaticais, normas técnicas, sobretudo relacionadas a citações e referências.
Houve tempo em que o psicólogo se preocupava, apenas, com sua formação técnica. Interessava a ele saber a respeito da função, a ocupação da escrita ficaria reservada a profissional de outras áreas. Na atualidade, a formação do psicólogo implica aquisição da técnica, interesse pela pesquisa e divulgação desta.
A atuação do psicólogo exige pesquisa constante. Seu objeto de estudo é complexo, cujas investigações encontram-se longe de serem completas. Não se trata do fato de o psicólogo ter que se “reciclar”, como se diz no cotidiano, a questão é de avanço no conhecimento. Como afirma Lisboa, E. B. Pág.54 “esta questão somente se resolve com o psicólogo se dedicando à pesquisa”.
Saber escrever não é uma exigência feita, apenas, aos psicólogos. No caso da psicologia, especialmente, a habilidade de escrever é imprescindível, dada a subjetividade do seu objeto, que precisa ser descrito com maestria. Os pesquisadores precisam fazer compreender, com clareza, a descrição do que