Trabalho Aids
Especialização em Saúde Pública com ênfase na Estratégia Saúde da Família
Evandro Savira
TRABALHO VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA: AIDS
São Paulo
2014
Evandro Savira
TRABALHO VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA: AIDS
Trabalho apresentado para avaliação do rendimento escolar do curso de especialização em Saúde Pública com ênfase em Estratégia Saúde da Família, do Centro Universitário São Camilo.
São Paulo
2014
SUMÁRIO
1 Introdução: O que é HIV e AIDS 4
2 Modo de Transmissão 5
3 Biossegurança 7
4 Períodos de Incubação, latência e transmissibilidade 8
5 Complicações 9
6 Diagnóstico 9
7 Testes Diagnósticos 11
8 Tratamento 15
Referências.. ...
1 Introdução: O que é HIV e AIDS ?
HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção. Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação (BRASIL, 2014).
AIDS é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada, é causada pelo HIV. Como esse vírus ataca as células de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose ou câncer. Há alguns anos, receber o diagnóstico de aids era uma sentença de morte. Mas, hoje em dia, é possível ser soropositivo e viver com qualidade de vida. Basta tomar os