Trabalho Aglomerantes
JACKSON CONCEIÇÃO DE MATOS
CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL
JOANA SILVA DE OLIVEIRA
Orientador (a): LUCIANA REIS
AGLOMERANTES: Tipos de aglomerantes
MANAUS
2015
JOANA SILVA DE OLIVEIRA
Orientador (a): LUCIANA REIS
AGLOMERANTES: Tipos de aglomerantes
MANAUS
2015
Introdução
Os aglomerantes são definidos como produtos empregados na construção civil para fixar ou aglomerar outros materiais entre si. Geralmente são materiais em forma de pó, também chamados de pulverulentos que, misturados com a água, formam uma pasta capaz de endurecer por simples secagem ou devido à ocorrência de reações químicas.
Aglomerantes
Existem alguns termos para definir a mistura de um aglomerante com materiais específicos. Entre os mais conhecidos podemos citar:
Pasta = mistura de aglomerante + água;
Argamassa = mistura de aglomerante + agregado miúdo + água; Concreto = aglomerante + agregado miúdo + agregado graúdo + água.
Os aglomerantes podem ser divididos em diferentes classes de acordo com sua composição e mecanismo de endurecimento (Petrucci, 1975). O esquema da Figura 1 apresenta de forma resumida a classificação dos aglomerantes.
Figura 1 - Classificação dos aglomerantes.
Fonte: Petrucci (1975)
Os aglomerantes podem ser classificados, quanto ao seu princípio ativo, em: aéreos: são os aglomerantes que endurecem pela ação química do CO2 no ar, como por exemplo a cal aérea. hidráulicos: são os aglomerantes que endurecem pela ação exclusiva da água, como por exemplo a cal hidráulica, o cimento Portland, etc. Este fenômeno recebe o nome de hidratação.
Asfaltos
Figura 2: Pavimentação de estradas.
Fonte: Petra.
O asfalto é um betume espesso, de material aglutinante escuro e reluzente, de estrutura sólida, constituído de misturas complexas de hidrocarbonetos não voláteis de elevada massa molecular, além de substâncias minerais, resíduo da destilação a vácuo do petróleo bruto. Não é um material volátil, é