TRABALHO ADOÇÃO
O presente trabalho vem oportunizar a classe acadêmica e principalmente as pessoas interessadas em conhecer e entender melhor a respeito do instituto da ação, ora explanado.
Assim, o caminho trilhado se iniciará com uma análise das leis que tratam da adoção, registrar os passos que a antecedem, de modo a questionar a real necessidade da burocracia que a circunda na prática, bem como identificar os recursos necessários que possibilitem o trabalho da equipe técnica multidisciplinar eficiente.
E por final, mostrar qual a finalidade que leva uma pessoa a adotar uma criança e qual a importância de campanhas incentivando a adoção, desmistificando, assim, sua questão legal onde por meio do instituto da adoção, menores terão oportunidade de receber amor e carinho, e que um filho biológico não é diferente de um adotivo, concorrendo, desse modo, para a redução de crianças abandonadas, à margem da sociedade, com conseqüente diminuição, significativa, no índice de práticas infracionais no referido município.
Alem de dados históricos a respeito do instituto, foi realizadas pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, sendo que nessa ultima, foi realizada coleta de dados através de questões foi realizada com pai e filhos adotivos que residem no município de Tangará da Serra - MT.
Como método de abordagem foi utilizado o dialético, vez que para conhecer do objeto da pesquisa, teve-se que abarcar e estudar os seus aspectos, ligações, mediações e contradições, pois a dialética é o elo entre o objeto e o pesquisador e, também, o empírico, uma vez que a adoção figurou como objeto de análise, onde o grupo estiveram descrevendo e observando a realidade do dia a dia, no município de Tangará da Serra.
E por fim, ainda o método histórico, comentando o surgimento da adoção, e o seu desenvolvimento, inclusive com sua regulação no Brasil.
Este trabalho está dividido em três capítulos, sendo que no primeiro, enfatiza-se sobre a Adoção na fase pré-romana e Direito