TRABALHO ADMINISTRAÇÃO
Teoria Geral de Administração
Curitiba
2014
Abordagem Clássica da Administração
Introdução: no inicio do século XX, surge a abordagem clássica da administração. Duas são suas orientações, opostas entre si, mas que se complementam com relativa coerência: De um lado, a administração cientifica que surge nos Estados Unidos, a partir dos trabalhos de Taylor, cuja preocupação era aumentar a eficiência no nível dos operários. De outro lado, a corrente desenvolvida na França, com os trabalhos pioneiros de Falou.
Origens da Abordagem Clássica: Suas origens vêem da Revolução Industrial e podem ser resumidas em dois fatos importantes, a saber: !- Os crescimentos rápidos e desorganizados das empresas, acarretando gradativa complexidade na suas administrações e exigindo uma abordagem cientifica e mais apurada que substituísse o empirismo a improvisação até utilizadas.
2- Com a substituição do capitalismo liberal pelos monopólios, inicia-se nos Estados Unidos, entre 1880 e 1890, a produção em massa.
Funções da empresa:
Falou salienta que toda empresa apresenta seis funções, a saber:
1. Função técnica: relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa.
2. Função comercial: relacionadas com a compra, venda e permutação
3. Função financeiras: relacionadas com a procura e gerência de capitais.
4. Função de segurança: relacionada com a proteção e preservação dos bens e pessoas.
5. Função contábeis: relacionadas com os inventários, registros, balanços, custos e estáticas.
6. Função administrativa: relacionadas com a integração de cúpula das outras cinco funções.
Elementos da administração: Ou definiram que é administração, Fayol implicitamente definiu os elementos que a compõem: previsão, organização, comando, coordenação e controle. Esses cinco elementos constituem as chamadas funções do administrador. Cada autor clássico, seguidores de Fayol, define de modo