Trabalho administraçao
No começo o canal era controverso dando espaço para os pontos de vista Israelenses, Chechenos, membros de organizações como Hamas e Al-Qaeda, e indivíduos como Gaddafi e Saddam Husseim , que foram convidados a dar entrevistas. O canal também transmitia talk shows que confrontavam tabus políticos e sociais, nunca confrontados antes, e envolviam os espectadores de novas formas.
Seu prestígio no mundo Árabe veio no ano 2000, com a cobertura da Intifada Palestina. Já o seu reconhecimento mundial, foi a após os ataques do 11 de setembro, com a transmissão das gravações de Bin Laden e depois com cobertura exclusiva da guerra do Afeganistão.
Durante a guerra do Afeganistão um escritório em Kabul foi bombardeado, reforçando o desafio que o canal teria , já que o domínio da mídia global é Americano. Mas mesmo assim o canal mostrou que notícias alternativas e bem diferentes podem ser seguidas.
Assim como a CNN, Al Jazeera atingiu uma audiência global e se tornou meio de ligação entre o Oriente Médio e as comunidades Árabes Ocidentais e ainda tornou-se o canal mais famoso no Oriente Médio.
Em novembro de 2006, um canal em inglês foi inaugurado, o propósito era se comunicar com o Ocidente em sua própria língua.
As novas agências estão reagindo ao avanço da internet, o site da Reuters foi recentemente classificado como um dos 15 primeiros em novas mídias digitais. A internet revolucionou o campo de mídias globais, tanto quanto a Penny Press no século XIX.