trabalho administracao
Apesar de tudo, a premissa de que a administração é administração de empresas continua existindo, mas é importante acabar com a distinção artificial entre organizações empresariais e não-empresariais, pois é muito pouco provável que o setor que mais cresça nas sociedades desenvolvidas do século XXI seja o das empresas.
Os setores que mais cresceram nos países desenvolvidos no século XX, não foram o das empresas, mas sim o governamental, o dos profissionais liberais, o da saúde e o da educação.
Assim, o setor social sem fins lucrativos é aquele em que a administração é mais necessária hoje em dia.
A preocupação com a administração e seu estudo começou com o repentino surgimento de grandes organizações. Há mais de um século, o estudo da organização se baseia em uma premissa: a de que existe ou deve existir uma única forma “certa” de organização.
A estrutura organizacional das empresas foi estuda pela primeira vez na França, por volta da virada do século. Era a época em que as organizações empresariais em escala realmente grande estavam começando a aparecer, e seus administradores tiveram de desenvolver sua disciplina à medida que as empresas avançavam. Não havia textos a consultar, não havia consultores. De certo modo, eles aprenderam uns com os outros.
Reengenharia
A reengenharia é um sistema administrativo criado no início da década de 90 por Michael Hammer e James Champy. Ela é muito utilizada para manter as empresas competitivas no mercado, mantendo-as com foco no alcance de objetivos e metas, transformando seus processos e atividades de negócio, através do “rompimento” com costumes obsoletos. Suas primeiras aplicações foram realizadas em empresas dos Estados Unidos.
Qualidade total
É uma técnica de administração multidisciplinar formada por um conjunto de programas, Ferramentas e Métodos, aplicados no controle do processo de produção das empresas, para obter bens e serviços pelo menor custo e melhor