TRABALHO ADMINISTRA O
Centro Educacional a Distancia
Administração de Empresas
Empreendedorismo e Comportamento Organizacional
RODRIGO RODRIGUÊS DE CAMARGO
RA:1709110125
Tutor(a): Juliane Ott
Desafio profissional
Santa Bárbara Do sul, RS, abril 2015
Introdução
Neste desafio faremos um estudo do caso utilizando técnicas de empreendedorismo e do comportamento organizacional . Vamos identificar os problemas q afetam o restaurante Smak, e soluções q podem resolver os memsos.l
Pesquisas confirmam que três em cada dez pequenas empresas brasileiras, fecham as portas em dois anos de atividade. Segundo dados do SEBRAE, as empresas culpam a falta de clientes, a alta carga tributária, ausência de capital de giro e problemas pessoais, como briga entre os sócios pela falência.
1. Não enxergar o longo prazo
Planejamento é essencial para uma empresa. Saber administrar os movimentos naturais do negócio ajuda a manter a operação saudável. Para Kojima, os empreendedores costumam ter problemas para lidar com projetos de curto e longo prazo. “Os empreendedores não sabem conciliar visão de longo prazo com metas concretas de curtíssimo prazo. O executivo tem ciclo de planejamento de um ano e o empresário de um dia, uma semana”, diz o professor do Insper.
2. Não ter controle financeiro
Além de desconhecer boa parte dos conceitos de finanças indispensáveis para tocar um negócio, faltam controles financeiros. Gomes explica que as empresas costumam fazer só uma fatia deste controle. “Geralmente, tem planilhas de contas a pagar e a receber e fluxo de caixa. As empresas acreditam que são controles financeiros, mas são controles de tesouraria”, diz.
O controle financeiro deve incluir ainda indicadores de controladoria, que estuda o passado da empresa e mira os resultados que já foram produzidos, como o balanço patrimonial, e planejamento, como o orçamento empresarial do ano.
3. Perder o senso de realidade
Uma das principais características dos empreendedores é o