Trabalho Administra Controle
4.1 - Conceito de controle:
A palavra controle pode ter varias conotações, quando se fala em controle pensa-se em frear, cercear, regular, conferir ou verificar, comparar com um padrão. Porem seu significado depende da função ou área que é aplicada, pode ser entendida como uma função administrativa que envolve o processo de monitoramento das atividades para se ter certeza de que elas estão sendo realizadas como planejado e para corrigir qualquer desvio significativo. Contudo, sob um ponto de vista mais amplo, os três significados maias comuns de controle são:
Controle como função administrativa: é o controle que faz parte do processo administrativo, assim como o planejamento, organização e a direção.
Controle como meio de regulação: utilizados para mantem um grau constante de fluxo ou de funcionamento do sistema total, aplica em uma empresa para acompanhar o desenvolvimento.
Controle como a função restritiva: utilizado para manter os participantes dentro dos padrões desejados e evitar qualquer desvio. Esse conceito está associado a um aspecto negativo, principalmente nas organizações onde é interpretado como restrição, delimitação, direção, reforço, manipulação e inibição.
Assim como o planejamento, organização e direção, o controle é uma função administrativa que vai se distribuir entre todos os níveis organizacionais.
Assim como mostra no quadro acima, quando falarmos de controle queremos dizer que o nível institucional efetua o controle estratégico, o nível intermediário faz o controle tático e o nível operacional o controle operacional.
4.2 – Controle Estratégico
O controle estratégico é tratado no nível institucional da empresa e se refere aos aspectos globais que envolvem a empresa como uma totalidade, uma vez que complementa o planejamento estratégico, trabalha com a definição de missões, estratégias, objetivo e vantagens competitivas, o controle estratégico se baseia em três características básicas:
Nível