Trabalho ADM
Teoria Neoclássica da Administração.
A abordagem Neoclássica tem seu advento a partir da década de 50, baseada nos princípios Clássicos (Taylor e Fayol), porém voltada a entender as necessidades do cenário administrativo. A ideia Neoclássica tem como princípio o fato de que as ações administrativas devem ser Planejadas, Organizadas, Direcionadas e Controladas (P. O. D. C.).
-Características da Teoria Neoclássica – Ênfase na Prática Administrativa: segundo os autores, era necessária a aplicação dos conceitos para que eles fizessem sentido.
– Reafirmação dos postulados Clássicos: quiseram reformular os conceitos Clássicos influenciados pela Teoria Comportamental.
– Ênfase nos princípios gerais da Administração: por esta ótica, entendiam que os problemas que as organizações enfrentavam eram semelhantes, por mais que elas sejam diferentes umas das outras.
– Ênfase nos objetivos e resultados: Todas as funções da organização deve funcionar na busca pelos resultados, para que a mesma seja considerada eficiente.
– Ecletismo: A Teoria Neoclássica vem a absorver o conteúdo das teorias administrativas mais recentes.
Para eles, Administrar é coordenar esforços de um grupo para o alcance de objetivos comuns, mas, com o mínimo de custo. Afirmavam também que todas as organizações têm dimensões administrativas semelhantes. Ducker assim as classificam:
– Objetivos: Precisam ser claros, de acordo com suas escalas de prioridades e os resultados serão avaliados através deles.
– Administração: As organizações podem ser diferentes quanto aos seus objetivos, mas semelhantes na área administrativa. Equilibram seus objetivos com as necessidades de flexibilidade e liberdade individual.
– Desempenho individual: Buscam a eficácia individual.
Aspectos Administrativos Comuns às Organizações
Quanto aos Objetivos:
* As organizações não vivem para si mesmas. São organismos sociais que tem como objetivo a realização de uma tarefa