Trabalho Adm
ESPÍRITO SANTO – CAMPUS SÃO MATEUS
COORDENADORIA DE MECÂNICA
ENGENHARIA MECÂNICA
LEANDRO MUNHOZ AVELLAR
Análise do processo de pelotização
SÃO MATEUS
2014
1. Objetivo do Trabalho
O presente trabalho tem como objetivo mostrar as principais etapas do processo de fabricação de pelotas de minério de ferro destinadas á fabricação da matéria prima do aço que é o ferro gusa.
A produção das pelotas atende demandas específicas de produto e cliente, atualmente existem vários tipos de pelotas entre elas as principais são AF08, RM20 e AS08. Essas pelotas têm um padrão de qualidade físico e químico a ser seguido por cartas de controle. O trabalho apresenta superficialmente cada etapa de trabalho e mostra alguns possíveis erros de processo de cada etapa que interferem na qualidade final do produto.
2. Revisão Bibliográfica
2.1.
Processo de Obtenção do Aço
Basicamente, o aço é uma liga de ferro e carbono. O ferro é encontrado em toda crosta terrestre, fortemente associado ao oxigênio e à sílica. O minério de ferro é um óxido de ferro, misturado com areia fina. O fluxograma simplificado de produção de aço via rotas integradas e semi-integradas é apresentado na figura 1.
Figura 1- Fluxograma da produção de aço.
2.2.
Pelotização
2.2.1 Histórico da Pelotização
Segundo Vargas e Ries (1996), “a pelotização é a tecnologia para transformar finos e super finos em partículas maiores de formato esférico conhecido como pelotas”. Na metalurgia, a pelotização é um processo de aglomeração cuja finalidade é agregar com o recurso de processamento térmico, a parcela ultra-fina do minério em esferas de diâmetros adequados, com características de qualidade que permitam sua aplicação direta nos fornos siderúrgicos”.
Figura 2 - Evolução da produção de minério
3. Etapas da pelotização
Agora são mostradas as etapas de pelotização que são separadas por áreas: (Pátio de finos, moagem, espessamento,
homogeneização,
filtragem,