Trabalho Adm
O planejamento engloba uma sequência de atividades que se inicia no detalhamento dos objetivos, passando pelo estabelecimento do cronograma, distribuição de recursos materiais, financeiros e humanos. Isso se faz necessário para que o projeto seja executado conforme planejado. Se houver mudanças, elas ocorrerão de maneira a não causar grandes impactos nos recursos alocados para o projeto. Como consequência do planejamento tem-se o plano do projeto com o detalhamento de tudo o que deve ser executado.
O planejamento de projetos pode ser considerado como sendo o processo de análise e explicitação dos objetivos, metas e estratégias que irão compor o projeto durante seu ciclo de vida, permitindo assim, que se possam atingir os objetivos de custo, cronograma e escopo (CLELAND; IRELAND, 2002).
O planejamento de um projeto deve abranger todos os aspectos de uma organização, desde relações entre os trabalhadores e seus gerentes e do pessoal administrativo com a direção, até as funções dos diversos personagens envolvidos no processo. Também devem ser considerados os aspectos como a cultura e a estrutura corporativa da organização (KERZNER, 2006).
O processo de planejamento de projetos é gradual e sucessivo, partindo da definição do projeto, passando pela criação do planejamento, a execução do trabalho e o fechamento do projeto, conforme apresentado na Figura 1 (VERZUH, 2000).
O plano do projeto deve ter no mínimo quatro variáveis críticas de desempenho: escopo (descrição do que será executado pelo projeto), prazo (o tempo de execução do projeto), custos (todos os recursos diretos e indiretos necessários à execução do projeto) e riscos (variáveis intrínsecas e extrínsecas ao projeto e que podem afetá-lo negativamente). Esse plano deve também conter informações e processos de comunicação e documentação, as fontes de recursos, a administração da qualidade, os impactos ambientais e outros fatores. O nível de detalhes e de informações dependerá de diversos