Trabalho ADM
1 – Mauá, O Imperador e o Rei
No filme Mauá, notamos claramente o universo da Administração Mercadológica, onde Irineu, um jovem comerciante vê a oportunidade em comprar algumas ações e consequentemente a chance de crescer no ramo dos negócios.
Com muita dedicação e principalmente estudo, em pouco tempo Irineu se torna um grande comerciante, um dos mais renomados da época, passou então a ser conhecido pelo seu trabalho e em pouco tempo ficou conhecido como Barão de Mauá. Mesmo sendo inovador e levando a frente seu grande interesse pela modernização do Brasil acabou falindo. Dessa forma, percebemos que ser apenas mais um não faz diferença, o que realmente faz é fazer as análises de mercado com antemão, além de conhecer os concorrentes e avaliar se todo o investimento será satisfatório.
De fato, o Barão de Mauá foi um grande homem, daqueles que vê as oportunidades onde mais ninguém espera um homem visionário que pensa no futuro. Um exemplo de empreendedorismo, que percebe uma grande oportunidade e cria maneiras de aproveitar e torná-la realidade. Por esse motivo, após a sua falência consegue se reerguer e provar que com garra tudo se alcança, mostrando assim o seu grande conhecimento para com os negócios e prova que a análise de mercado é indispensável para o sucesso de qualquer investimento, pois tudo que se faz com planejamento traz resultados satisfatórios.
Maneiras de administrar: Comparação do séc. 19 com o séc. 21
No século 19, a capacidade técnica básica (quem conseguia fabricar, conseguia vender) garantia o crescimento das empresas e no século 20 avanços na administração de empresas e planejamento estratégico garantiam que grandes empresas atingissem novos patamares de desenvolvimento, agora no século 21 produzir e administrar bem já não é garantia de sucesso: entramos na era da criatividade.
A grande maioria das empresas não se preocupa com a inovação. É nesse ponto que mora o perigo: uma empresa pode até se estabilizar e conseguir um mercado