Trabalho ADM
A definição do D.O. pressupõe em algumas características, como:
1. O D.O. envolve a organização como um todo para que a mudança possa ocorrer efetivamente. A organização necessita de todas as suas partes trabalhando em conjunto para resolver problemas e as oportunidades que surgem.
2. O D.O. esta voltado para as interações entre as partes da organização que se influenciaram reciprocamente, para as relações de trabalho entre as pessoas, bem como para a estrutura e os processos organizacionais. O objetivo do D.O. é fazer todas essas partes trabalharem juntas com eficácia. A ênfase é como as partes se relacionam entre si e não como uma dessas partes tomada isoladamente.
3. O D.O. utiliza agentes de mudança, que são as pessoas que desempenham o papel de estimular, orientar e coordenar a mudança dentro de um grupo ou organização. O agente principal de mudança pode ser um consultor de fora da empresa, para que opere independentemente e sem vinculação com a hierarquia ou políticas da empresa. Existem ainda organizações que têm um departamento de D.O. para detectar e conduzir as mudanças para aumentar a competitividade organizacional. O administrador esta se tornando um poderoso agente de mudança dentro das organizações. O sue novo papel esta exigindo aprendizagem e habilidades de diagnóstico dos problemas e da ação necessária para resolvê-los.
4. O D.O. enfatiza a solução de problemas e não apenas os discute teoricamente. Focaliza os problemas reais e não os artificiais. Para isso utiliza a pesquisa-ção, ou seja, a melhoria organizacional através da pesquisa e diagnóstico dos problemas e da ação necessária para resolvê-los.
5. O D.O. repousa sobre processos grupais, como discussões em grupo, confrontações, conflitos intergrupais e procedimentos para cooperação. Há um esforço para desenvolver equipes, melhorar as relações interpessoais, abrir os canais de comunicação, construir confiança e encorajar