Trabalho ADM G
JOÃO GABRIEL B. M. DE OLIVEIRA
EXCESSO DE BUROCRACIA NAS EMPRESAS
RECIFE/2015
JOÃO GABRIEL B. M. DE OLIVEIRA
EXCESSO DE BUROCRACIA NAS EMPRESAS
Trabalho apresentado à Universidade Católica de Pernambuco, como atividade extraclasse obrigatória da disciplina Administração Geral I, Turma ND8.
Orientador: Prof. Davi Gomes de Andrade
RECIFE/2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ....................................................................................................... 4
RESUMO ................................................................................................................. 5
CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................. 7
REFERÊNCIAS ...................................................................................................... 8
INTRODUÇÃO
Burocracia é, segundo a definição de um dicionário, "poder, influência e rotina dos funcionários no andamento dos serviços públicos". Mas, especialmente no Brasil, a palavra se tornou sinônimo de lentidão e morosidade. Além disso, também é frequentemente relacionada ao excesso de documentos e papéis.
Quando se quer estruturar uma organização, se faz necessário formalizar rotinas, procedimentos, comunicações e normas técnicas para cada cargo e ou função e principalmente processos. Mas o excesso de formalismo emperra a empresa de tal forma que ela acaba se tornando inoperante ou um verdadeiro paquiderme para se mover diante de assuntos muitas vezes corriqueiros.
Muitas vezes, se confunde processos ou procedimentos de negócio úteis e necessários com controle excessivo de atividades. As organizações necessitam de processos estruturados para ter uma gestão adequada e profissionalizada, e isso nem sempre é burocracia. Outro aspecto a considerar é que nosso ordenamento jurídico é muito complexo e as