Trabalho ADM Materiais 2 BIM
Está relacionado à política de estoque: Ponto de pedido, estoque mínimo, estoque de segurança e etc. São parâmetros para definição de estoque.
Ferramenta de classificação estatística de materiais, onde seu fundamento foi idealizado no princípio de “Pareto”, em que considera a importância dos materiais no intuito nas qualidades utilizadas e no seu valor.
Classifica com organização clientes em relação aos seus volumes de compras ou até mesmo a lucratividades.
A Curva A B C ou 80 – 20 é um método de classificação de dados que são transformados em informações a fim de separar os itens de maior importância, onde são representadas as letras A, B e C:
Resumo
Classificar as mercadorias é uma tarefa essencial, de acordo com a importância de cada empresa. Essa analise contribui para evitar eventual perda de itens prioritários ou a necessidade de se livrar deles de forma apressada.
Atualmente existem sistemas que contribuem para melhorar ainda mais esse processo, dispensando até mesmo as planilhas e aumentando a produtividade. No entanto, a curva A B C, que teve origem em uma teoria do economista italiano Vilfredo Pareto, identifica que 80% das consequências se originam a partir de 20% das causas.
A teoria então foi incluída na administração de estoques para classificar perfis de clientes, produtos etc. Assim as empresas adotam esse método para uma boa política de vendas para estabelecimentos mais importantes definindo a programação de produção, etc.
Basear nos resultados obtidos pela curva A, B e C analisando todos os parâmetros, contribui com que o trabalho de controle de estoque do analista tenha uma boa decisão a levar. Assim os itens considerados de Classe A deverá ter um tratamento preferencial.
Os significados das letras A, B e C são:
A – são itens mais importantes que deve ser tratados com uma atenção especial;
B - são itens de importância intermediaria, não apresenta grande