TRABALHO ACADÊMICO
Disciplina: Ciência política e teoria geral do estado
Docente: Helso do Carmo Ribeiro Filho
Discente: Isabelly Cristina Bandeira dos Santos
Cientificismo
Dicionário = cientificismo = cientismo
Cientismo = confiança na capacidade ilimitada de as ciências resolverem todas as questões e problemas que se põem ao homem.
Cientificismo ou cientismo refere-se à crença da aplicabilidade universal das aproximações e métodos da ciência, especialmente a visão de que a ciência empírica constitui a visao do mundo com mais autoridade ou a parte da aprendizagem humana mais valiosa, em exclusão de outras visões do mundo O termo muitas vezes implica a crítica das visões mais extremas do positivismo lógico e tem sido usado por cientistas sociais como Friedrich Hayek, filósofos da ciência como Karl Popper, e filósofos como Hilary Putnam para descrever o apoio dogmático à metodologia científica e a redução de todo o conhecimento apenas ao que é mensurável.
Somente o conhecimento científico é um conhecimento verdadeiro e real, isto é, somente aquilo que pode ser expresso quantitativamente ou ser formalizado, ou ser repetido à vontade sob condições de laboratório, pode ser o conteúdo de um verdadeiro conhecimento."
(Recíproca) Tudo o que pode ser expresso de forma coerente em termos quantitativos, ou pode ser repetido sob condições de laboratório, é objeto do conhecimento científico e, por isso, válido e aceitável."
Concepção mecanicista, formalista ou analista da natureza: o sonho da ciência. Átomos e moléculas e suas combinações podem ser inteiramente descritos segundo leis matemáticas da física das partículas elementares; a vida da célula em termos de moléculas ... o pensamento do espírito (compreendendo todos os tipos de experiências psíquicas) em termos de circuitos de neurónios ... No limite, o mundo não é senão uma estrutura particular no seio da matemática."
O papel do especialista. Somente os especialistas são os