Trabalho acadêmico
BORBA, Layanne Karoline dos Santos¹
BEZERRA, Viviane Pinheiro²
Considerações iniciais
As reflexões expressas no decorrer do presente trabalho são frutos de dados, análises, informações e questionamentos obtidos a partir da observação e convivência na Escola Municipal Euzébio Martins da Cunha, assim como também de referenciais teóricos estudados em sala. Dentre eles podemos citar Pimenta e Lima (2005/2006), para as autoras o estágio:
Se constitui como campo de conhecimento, o que significa atribuir-lhe um estatuto epistemológico que supera sua tradicional redução à atividade prática instrumental. Enquanto campo de conhecimento, o estágio se produz na interação dos cursos de formação com o campo social no qual se desenvolvem as práticas educativas. Nesse sentido, o estágio poderá se constituir em atividade de pesquisa (PIMENTA e LIMA, 2005/2006. P, 6).
A partir desta reflexão o estágio pode ser entendido como o momento da prática docente onde os futuros professores vão começar a se relacionarem com o seu ambiente de trabalho, o âmbito escolar por sua vez exige não somente este método como também necessita da parte teórica, pois segundo Pimenta e Lima (2005/2006) a teoria é indissociável da prática (p. 7); (...) teoria e prática estão presentes tanto na universidade quanto nas instituições-campo (p. 21). No entanto nos permitirá refletir sobre nossas ações e com isso relacionar esses dois campos do conhecimento a fim de obtermos melhores resultados como profissionais da educação. Como fase do estágio podemos citar o diagnóstico que sob o pensamento das autoras consiste em recolher informações para se ter uma visão de conjunto das necessidades e problemas da escola facilitando assim a escolha de soluções. Nas salas de aula nos deparamos com diversos acontecimentos, fatos estes que se não registrados podem ser esquecidos, diante disso Zabalza (2004) nos coloca os diários de aula como “recurso