Trabalho Academico
Bolsista: Ildisnei Medeiros da Silva
Proposta: Elaborar uma resenha Acadêmica Crítica do texto “A Sociedade da informação e seus desafios”.
O artigo objeto desta resenha é de autoria do PhD em Educação com máster em comunicação, pela Universidade de Stanford, e representante da Unesco no Brasil e coordenador do Programa Unesco – Mercosul, Jorge Werthein. Foi publicado em 2000, na edição maio a agosto, da Revista Ciência da Informação.
A revista em que o trabalho foi publicado trata-se de uma publicação quadrimestral de trabalhos inéditos relacionados com a ciência da informação ou que apresentem resultados de estudos e pesquisas sobre as atividades do setor de informação em ciência e tecnologia. Entenda-se por ciência da informação a área interdisciplinar concernente ao estudo dos fenômenos ligados à produção, organização, difusão e utilização de informações em todos os campos do saber, como aponta o site do sistema eletrônico de editoração da mesma.
O artigo de seis páginas é iniciado pelo autor com uma introdução que versa sobre a “sociedade da informação”, cujo conceito ele aponta ter sido o substituto para o conceito complexo “sociedade pós-industrial”. A ideia defendida pelo autor neste ponto consiste na ideia de que as novas tecnologias e a ênfase na flexibilidade (ideia central das transformações organizacionais) tem permitido realizar com rapidez e eficiência os processos que dizem respeito ao contrato social entre capital e trabalho, enfim, do capitalismo industrial.
E, para ele o processo de transformação rumo à sociedade da informação, apresenta as seguintes características: a informação como matéria-prima, a poder de penetrabilidade das novas tecnologias – as atividades afetadas diretamente pela tecnologia –, o predomínio da lógica das redes, a flexibilidade (através de processos reversíveis) e a crescente convergência de tecnologias para as diversas áreas do saber.
Na segunda parte, Werthein, afirma que