trabalho academico
No livro encontra-se as seguintes classes de comportamentos , distintos da aprendizagem: reflexos, instintos, estampagem e primeiras experiências.
Os reflexos, trata-se de comportamentos ou respostas específicas a estímulos específicos, não suscetíveis à modificação proveniente de experiência anterior. Nos instintos, enquanto que o reflexo é um comportamento simples, o instinto refere-se a comportamento complexo que, entretanto, parece desenvolver-se sem os benefícios da aprendizagem.
O comportamento instintivo não depende, em geral, de qualquer receptor específico e envolve, de forma característica, grande parte dos efetores do corpo inteiro, ao invés de se limitar a uma só glândula ou a um só grupo muscular.
Outra categoria de comportamento na qual a variabilidade e a aprendizagem são mínimas é a estampagem. Na estampagem são encontradas quase todas as características do comportamento instintivo, porém depende também de certa experiência do organismo, implicando aprendizagem. Ela é uma aprendizagem de tipo especial e limitado.
A estampagem também chamada de aprendizagem primitiva, e que apresenta sete características entre uma delas: Tem a sua maior eficiência quando uma experiência de treino é reduzida a um intervalo relativamente curto de tempo, sendo então resultante de prática mais maciça, do que distribuída, contrariamente ao que ocorre na aprendizagem.
A primeira experiência, tecnicamente falando, ela pode ser definida como o padrão de estimulação de um órgão dos sentidos: As combinações e sequências de estímulos que afetam o organismo, sem mencionar a questão dos possíveis processos de consciência que surgem daí. O bebê não parece ser afetado por essa estimulação e costumava-se pensar que se trataria apenas de um período de crescimento, durante o qual o meio ambiente era importante apenas para fornecer alimento e manter temperatura adequada.
Primeira experiência – Trata-se de uma primeiríssima