trabalho academico
FISIOTERAPIA
Avaliação em Fisioterapia Aquática e Equipamentos Aquáticos
Hidroterapia e Piscina Terapêutica
Alunas:
Ellen de oliveira Leite RA B020GC-9
Hellen P. Aquino da Silva RA B14611-7
Taísa Taciara de Assis RA A80EGE-0
UNIP – ASSIS
NOVEMBRO – 2012
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
FISIOTERAPIA
Avaliação em Fisioterapia Aquática e Equipamentos Aquáticos
Hidroterapia e Piscina Terapêutica
Alunas: Ellen, Hellen e Taísa
Hidroterapia e Piscina Terapêutica, Avaliação em Fisioterapia Aquática e Equipamentos Aquáticos apresentado no 3° e 4° semestre do curso de Fisioterapia da Universidade Paulista – UNIP, sob a orientação do Prof: Paulo Rocha.
UNIP – ASSIS
NOVEMBRO - 2012
“No solo, a gravidade é um torno que aperta as nossas articulações, comprime a coluna. Mas nós levitamos na piscina [...] andando nessa água temos a ilusão de poder a liberdade”.
Suzzane Berger
resumo
SUMÁRIO
introdução
A avaliação é um procedimento fundamental para que o fisioterapeuta estabeleça objetivos e condutas terapêuticas específicas. Por meio dela, é possível documentar informações iniciais acerca do quadro clinico do paciente e sua evolução ao longo do tempo, além de permitir que o fisioterapeuta acompanhe e monitore suas condutas fisioterapêuticas (Sacchelli, Accacio e Radl, 2007). O comportamento do corpo difere no solo e na água graças às diferentes forças atuantes nos dois meios. Deste modo, a avaliação de um paciente em meio líquido requer uma ficha específica com características específicas.
A hidroterapia tem apresentado grande prestigio como forma alternativa de tratamento para pacientes portadores de deficiência física as propriedades físicas da água oferecem um ambiente para o exercício no qual a pouca necessidade de equipamentos