TRABALHO ACADEMICO PSICOLOGIA
IDENTIFICAÇÃO DO TRABALHO
Alunas
Curso: Pedagogia
Alessandra de Pompéia Ferreira
Lidiane Brito Almeida de Lacerda
Mara Rosana Coelho
Patrícia Pinheiro Lima
Observação: o grupo deverá apresentar uma equivalência de aproximadamente de 30 a 50% do trabalho desenvolvido obedecendo aos critérios abaixo mencionados.
INFORMAÇÕES BÁSICAS DO TRABALHO
A importância da formação do símbolo na criança.
Justificativa (relevância do trabalho, motivações e etc.)
O tema do trabalho sugerido pelo professor foi aceito pelo grupo, a fim de aprofundar o conhecimento e entender como alguns pensadores abordam o assunto e as dificuldades no processo de ensino- aprendizagem e a falta de formação dos docentes.
Referencial teórico
Segundo Piaget, a importância da formação do símbolo na criança como forma de compreender as atividades intelectuais de imitação, jogo e representação como uma tendência ao equilíbrio entre a assimilação e a acomodação que só acontece com o desenvolvimento das estruturas mentais: a conscientização do eu e a construção do real, com o uso da função simbólica.
A inteligência sensório-motora tende ao êxito e não à verdade; satisfaz-se com a chegada ao objetivo prático a que visa e não com a constatação (classificação ou seriação) ou com a explicação. É inteligência puramente vivida (inteligência das situações, conforme diz Wallon) e não pensamento.
Para Vygotsky, o desenvolvimento é visto como o domínio dos reflexos condicionados.
No filme “Como estrelas na terra toda criança é especial”, mostra a importância do professor e seu poder de transformação nos alunos. É necessário que o educador tenha sua própria metodologia de ensino, de forma a aguçar a compreensão dos alunos, tornando a sala de aula um lugar agradável e estimulante.
Objetivo
Compreender a importância da formação do símbolo na criança em suas fases, na perspectiva do desenvolvimento das estruturas do pensamento, ou seja, da capacidade de