Trabalho Academico 5 Semestre
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4
2 DESENVOLVIMENTO .............................................................................................5
3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................7
REFERENCIAS ...........................................................................................................8
1 INTRODUÇÃO
O trabalho ora apresentado refere-se à atividade obrigatória de conclusão do 5º semestre do curso de Pedagogia – UNOPAR. Pretende mostrar a importância, a função didática e lúdica da literatura infantil para o desenvolvimento da criança. Para exemplificar, tomou como base o uso da FABULA para a contação de histórias como recurso didático, para a formação de valores nas crianças, enfatizando a valorização da transmissão, construção e reconstrução de conhecimentos, formação de atitudes e valores através do ensino aprendizagem de uma maneira significativa e prazerosa.
A utilização desses temas buscou reunir as ideias centrais para a construção deste trabalho.
2 DESENVOLVIMENTO Que pessoa em toda sua vida não foi embevecida pelas histórias? Sejam elas as que contam a história de um povo, ficção científica, policial, história de detetive ou mesmo as histórias infantis, que nos dão a oportunidade voar nas asas da imaginação? Essa é uma das características principais da literatura, instigar o imaginário. O ato de ouvir e contar histórias está sempre presente em nossas vidas. A contação de historias se faz desde o início dos tempos. Temos necessidade de contar aquilo que vivenciamos, sentimos, pensamos ou sonhamos.
Ouvir histórias pode despertar emoções importantes como medo, raiva, tristeza, irritação, bem estar e desta forma porque não utilizar a história também para transmissão de valores? É neste