Trabalho ABNT 3
Num cenário altamente competitivo como o atual, para todos os tipos de produtos enfrenta-se forte concorrência. No mercado de software não é diferente, há muitos concorrentes disputando a mesma fatia de mercado, com um agravante, é uma venda de produto intangível, muitas vezes cara e com serviços de instalação, implementação e treinamentos agregados, o que a torna bastante complexa. Os clientes têm dificuldade de avaliação, pois a maioria dos softwares tem uma amplitude e complexidade elevadas, o que impossibilita apresentar todas as funcionalidades e aplicações, inclusive por dificuldade de reproduzir o cenário do cliente de forma efetiva, por que depende de uma série de avaliações que em muitos casos somente durante a implementação poderão ser analisadas, em conjunto com o cliente. (WITT, TEGNER; DARONCO, 2013)
Como demonstra a ABES(Associação Brasileira das Empresas de Software, 2014) o cenário atual no mostra um otimismo muito grande em relação ao mercado de serviços e software, pois esta em crescimento dados de 2013 demonstra um crescimento de 15,4% em relação ao ano anterior, isso mostra um destaque brasileiro no setor mundial, uma vez que o crescimento mundial foi de apenas 4,8%, assim o Brasil aparece hoje entre 10 maiores em investimentos de TI. A ABES(Associação Brasileira das Empresas de Software, 2014) também apresenta que o mercado doméstico de Tecnologia da Informação, que inclui hardware, software e serviços, movimentou 61,6 bilhões de dólares em 2013, representando 2,74% do PIB brasileiro e 3% do total de investimentos de TI no mundo, um resultado muito positivo. Deste valor, 10,7 bilhões vieram do mercado de software e 14,4 bilhões do mercado de serviços.
Software Educativo e de Pesquisa
Segundo Moraes (2003) software educativo é uma das classes do software educacional, tendo ele como objetivo principal o de facilitar o processo de ensino-aprendizagem, fazendo com que o aluno construa determinado conhecimento relativo a um conteúdo