trabalho 6º semestre de pedagogia
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVO 4
3 DESENVOLVIMENTO 6
4 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
O planejamento de aula é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem. A sua ausência pode ter como consequência, aulas monótonas e desorganizadas, desencadeando o desinteresse dos alunos pelo conteúdo e tornando as aulas desestimulantes. O planejamento está presente em quase todas as nossas ações, pois ele norteia a realização das atividades, sendo assim, ele é essencial em diferentes setores da vida social, tornando-se imprescindível também na atividade docente. Portanto, o bom planejamento das aulas aliado à utilização de novas metodologias (filmes, mapas, poesias, músicas, computador, jogos, aulas práticas, atividades dinâmicas, etc.) contribui para a realização de aulas satisfatórias em que os estudantes e professores se sintam estimulados, tornando o conteúdo mais agradável com vistas a facilitar a compreensão.
Porém, apesar da grande importância do planejamento, muitos professores optam por aulas improvisadas, o que é extremamente prejudicial no ambiente de sala de aula, pois muitas vezes as atividades são desenvolvidas de forma desorganizada, não havendo assim, compatibilidade com o tempo disponível.
O planejamento se torna necessário ao educador â medida que esse se preocupa em ter qualidade no que faz. Sendo assim suas ações atuam não somente em seus alunos, mais também em si mesmo e acabam por afetar a sociedade. Se o papel do professor é de provocar desequilíbrio, mudança, mudança, também nessa ação, o planejamento se torna um passo principal, possibilitando caminhos ao conhecimento, as mudanças e a transformação, que são os objetivos da educação.
Com isso, o planejamento é a etapa mais importante do projeto pedagógico, porque é nela que as metas são articuladas às estratégias e ambas são ajustadas às possibilidades reais. O