Trabalho 4 Semestre
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ----------------------------------------------------------------6
4 REFERENCIAS --------------------------------------------------------------------------------7
1 INTRODUÇÃO O presente trabalho pretende falar sobre a importância do lúdico no processo ensino aprendizagem. Para isso a Brinquedoteca constitui-se em um ambiente lúdico que permite o contato da criança com uma variedade de brinquedos. Além disso, é um importante espaço para brincar, particularmente o infantil. O brincar, por sua vez, do ponto de vista psicanalístico é um caminho para ascender ao novo, aprender, (re) elaborar um saber lúdico. As atividades desenvolvidas na Brinquedoteca são voltadas para as áreas afetivas, cognitivas e psicomotoras das crianças que frequentam.
"A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano.” (Piaget)
Muitas escolas mantêm espaços com jogos e brinquedos educacionais, mas muitas sequer tem um espaço para a pratica das aulas de Educação Física, para as brincadeiras livres e tampouco a Brinquedoteca. Questionemo-nos então: se a criança não tem espaço e tempo para brincar, para o lazer, nem na escola, nem em casa ou em outros espaços, onde irão exercitar a ludicidade que é tão importante ao seu desenvolvimento?
2 DESENVOLVIMENTO
Quando se fala em criança a primeira coisa que associamos a este ser é a brincadeira e o ato de brincar. Por este motivo é que pesquisei sobre como estas brincadeiras podem auxiliar na aprendizagem da criança, deixando de ser tratado o brincar apenas como “passa tempo”, passando a ser visto como estratégia para envolver as crianças com o ensino desde os primeiros anos de inserção na escola, trabalhando a aprendizagem através do lúdico. Para iniciar esse trabalho conversei com crianças, em idades entre quatro e dez anos de