Trabalho 2 Ok
Trabalho Parcial apresentado como exigência da disciplina de Terapia Familiar. Orientado pela Prof. FABIANE D. BARBONI
Ribeirão Preto
2014
ANÁLISE
Ao presente trabalho diz respeito a análise do filme “Casamento Grego” relacionando-o com a teoria da Escola Estrutural e seus conceitos. Visa o maior entendimento do sistema da inter-relação familiar e como ela funciona por meio de cenas e personagens retratados no filme.
A idéia central da Escola Estrutural é o membro sintomático, o qual é apenas um representante circunstancial de alguma disfunção no sistema familiar. Se a organização da família se torna mais normal, o sintoma desaparecerá automaticamente. A Escola Estrutural aborda conceitos dentro da relação da família e de acordo com seu funcionamento, como Fronteira, Subsistema e Papéis.
O filme inicia contando que a família Portokalos estava preocupada com Toula (Nia Vardalous), filha solteira que aos 30 anos trabalha no Dancing Zorba, restaurante de seus pais, Gus (Michel Constantine) e Maria (Laine Kazan). Toula percebe que seus dias são sem graça, como é seu cabelo, suas roupas e seu jeito de ser. Quer algo mais para sua vida.Todos os dias escuta calada sua família sussurrar sobre sua condição de não ter casado ainda. Seu pai chega oferecer à filha para que vá a Grécia em busca de marido. Ela recusa. Com essa idéia leva seus parentes a aceitar o inaceitável.
Tudo o que seu pai deseja é que arranje um bom marido grego. Num dia que está pensando no quanto desejaria ser mais ousada e bonita, seu olhar recai sobre um homem alto e bonito que entra no restaurante da família e a paralisa, igual as estátuas gregas que enfeitam a casa da família. O rapaz belo e estranho