Trabalho 2 De Tubulac O Es Industriais
“Projetos de Tubulações e Suportes”
Professor: Marcelo Gomes
Aluno: João Augusto Cananéa da Silva (2015/1)
Introdução
Nesse trabalho acadêmico, iremos abordar o projeto de tubulações e seus suportes de forma qualitativa, com a observação das técnicas notórias que devem ser empregadas e algumas dicas de como facilitar e reduzir os custos de projeto.
Falaremos um pouco sobre a informatização do projeto e a forma como a digitalização gera uma economia tanto de tempo quanto de gastos com materiais de escritório e encomendas.
Veremos também a documentação e interação entre o projeto de tubulações e o projeto global, visando facilitar a interdependência entre eles.
Finalizaremos o trabalho com uma vista sobre o projeto de suportes e as principais dicas de como otimizar a necessidade de peças específicas em a necessidade de cálculos individuais para cada necessidade específica.
1. Projeto de Tubulações
1.1. O Projeto Global
Um projeto de tubulações, é usualmente parte de um grande projeto de uma planta industrial complexa, incluindo outras especialidades técnicas. Porém, pode também ser um projeto isolado, não levando em conta outros fatores externos determinantes.
Quando trata-se do primeiro caso, é prática a subdivisão do projeto global em projetos parciais, tais quais:
Projeto de processo – Base de funcionamento da instalação, incluindo análises químicas de processo, balanços de massa e energia, dimensionamento básico dos principais equipamentos e seus tipos, cálculo dos diâmetros das tubulações, etc.
Projeto de utilidades – Trata-se do projeto de processo dos sistemas de utilidades, como geração de vapor, eletricidade, ar-comprimido, tratamento e distribuição de agua, etc.
Projeto de construção civil – Projeto de construção que se inicia com os desenhos arquitetônicos, passando pela terraplanagem, fundações até a construção dos prédios e ruas como um todo.
Projeto de tubulações – Esse será o nosso foco de