Trabalho 2 Bi
A empresa “X” estava dividida em três endereços distintos. Após decisão da cúpula foi resolvido que deveriam mudar de endereço e unir os seus setores em um único local. Motivos: Economizar; Acompanhar as mudanças de mercado; Reconhecimento de novas oportunidades; Encontrar endereço estratégico que facilitasse o acesso a fornecedores e clientes.
PROBLEMAS Problemas de comunicação. Os funcionários foram rearranjados e sentiram-se como meros objetos. Foram afastados de outros funcionários com quem estavam acostumados a trabalhar. Como conseqüência iniciou uma grande resistência a mudança e alguns funcionários sentiram-se beneficiados e outros prejudicados. Isso trouxe desconfiança, nervosismo, fofocas e intrigas gerando conflitos e a rejeição ao trabalho em equipe.
Problemas de subordinação Diminuição no ritmo de trabalho (motivação), dificuldade de adaptação a lugar e colegas (integração de setores), desconforto, insegurança e conflitos pendentes.
Problemas de processo. Rearranjo de pessoal (disposição física, novo layout), Tornou-se necessária uma alteração nos processos. Readaptação.
OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS
Objetivo: melhorar o clima organizacional de modo que o trabalho possa ser executado de forma eficiente, para que os objetivos e metas organizacionais não sejam afetados.
Estratégias: Burocratizar processos. Mudança na avaliação de desempenho de funcionários. Meritocracia: reconhecimento por meio de recompensas, como promoções e bonificações, que não sobreponha outras formas de incentivo. Oportunidades para que os membros da equipe possam crescer e se desenvolver. Flexibilidade de horários. Prazos e qualidade dos serviços prestados não devem ser prejudicados. Ginástica laboral para os funcionários. Programas de trainees visando a preparar pessoas para posições gerenciais. Carta de reconhecimento e agradecimento (escrita e assinada). Eventos para comemorar o sucesso dos negócios ou de um grupo de trabalho