Trabalho 15271
Dedicando-se à Psicologia, procurou descrever pormenorizadamente o desenvolvimento do conhecimento, partindo da observação sistemática e detalhada de crianças, incluindo os seus filhos. O desenvolvimento cognitivo, assenta no desenvolvimento biológico, a inteligência é construída sobre um equipamento biológico inato e desenvolve-se numa sequência pré-determinada; é um processo activo e interactivo, construído pelo sujeito em interação contínua com o meio. Descreveu os estádios de desenvolvimento cognitivo: a inteligência vai mudando profundamente ao longo do desenvolvimento - o sujeito passa por períodos de reorganização profunda seguidos de períodos de integração, durante os quais um novo estádio é alcançado e as mudanças são assimiladas . A cada estádio de desenvolvimento corresponde um sistema cognitivo específico, que determina todo o funcionamento do sujeito - cada estádio resulta do anterior e prepara o seguinte.
Posição epistemológica, * construtivista * interaccionista-relativista.
O conhecimento não radica apenas na experiência (empirismo) nem no pensamento (racionalismo), mas na sua interacção. O conhecimento é construído através da interação entre o sujeito e os objectos / situações. O sujeito tem um papel activo na construção do seu conhecimento e no seu desenvolvimento. Não basta experienciar, é necessário racionalizar os dados dessa acção. Acção + Racionalização. Perspectiva biológica * adaptação (assimilação/acomodação).
A inteligência é uma forma de adaptação do indivíduo ao meio. O desenvolvimento intelectual resulta de sucessivos equilíbrios entre - assimilação: incorporação de elementos do meio de forma a integrarem as estruturas do sujeito.
Fatores explicativos do desenvovimento intectual. Maturação (crescimento orgânico, amadurecimento dos órgãos e funções).
Experiência (exercício sobre os objectos, contacto com