TRABALHO 12
1 RESUMO 3
2 INTRODUÇÃO 4
3 A ASSISTÊNCIA SOCIAL CONQUISTAS E DESAFIOS 5
3.1 Sistema Único de Assistência Social-SUAS 6
3.2 Desafios 7
COSIDERAÇÕES FINAIS 9
REFERÊNCIAS 10
1 resumo Este trabalho aborda sobre a Assistência Social antes e depois da Constituição de 1988, sobre o Sistema Único de Assistência Social (Suas), seus avanços e seus desafios.
2 introdução
A Política Social Brasileira ganhou forças com a Constituição Federal de 1988 e com Lei Orgânica de Assistência Social (Loas). Sendo regulamentada pelo Governo Federal, com aprovação pelo Conselho Nacional de Assistência Social (Cnas), por meio da Política Nacional de Assistência Social (Pnas) 2004e do Sistema Único de Assistência Social(Suas) 2005 facilitando aos cidadãos o reconhecimento dos seus direitos.
3 Assistência Social antes e depois da confederação de 1988
Antes da Constituição Federal de 1988 a Política Social Brasileira apresentava-se através de ações não satisfatórias de previdência, assistência e de saúde. O sistema de previdência era direito dos sindicalizados, ficando os desempregados, profissionais autônomos e trabalhadores rurais excluídos da previdência, o que evidenciava a forma fragmentada como o sistema de proteção social brasileiro se apresentava e se desenvolvia. A partir da Constituição Federal de 1988 foram incluídos todos os direitos Sociais necessários a coletivização do seguro social educação, saúde, trabalho, moradia, lazer, segurança, previdência, alimentação e Assistência Social propiciando mudanças nas condições econômicas e sociais dos cidadãos brasileiros. Universalizando as políticas sociais como direito, do comprometimento e dever do Estado, do orçamento redistributivo e da estruturação radicalmente democrática, descentralizada e participativa.Loas: Lei orgânica de Assistência Social- Lei n°8.742/93 novos conceitos e modelos de