trabalho 10 Gest o dav vig em sa de 2
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO GERAL E APLICADA
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM
PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO EM SAÚDE, ÁREA DE
CONCENTRAÇÃO SAÚDE PÚBLICA (UAB)
POLO DA LAPA
TUTOR PRESENCIAL : Vânia Hammerschmidt
ALUNO: SEMIRAMIS MARIA AMORIM VEDOVATTO
Disciplina: Gestão da Vigilância à Saúde
Unidade 10 QUESTÃO 1 – A partir da leitura atenta das páginas 94 a 110 da apostila, acesse o site http://www.ccs.saude.gov.br/visa/historia.html e reconheça na MOSTRA VIRTUAL a LINHA DO TEMPO da Vigilância Sanitária (VISA) no Brasil. Escolha alguns marcos fundantes da VISA na atualidade brasileira, e descreva-os argumentando suas escolhas e relacionando-as ao SUS .
Um dos primeiros marcos fundantes de um sistema de saúde publica, se dá através do Decreto 68, de 18 de dezembro de 1889, no inicio da Republica onde se estabelece critérios para estabelecer um serviço da policia sanitária bem como apontar medidas preventivas e curativas para impedir as epidemias – vemos o embrião da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, estabelecendo a notificação compulsória de doenças: febre amarela, cólera, peste, difeteria, varíola, escarlatina e sarampo. A febre tifoide, tuberculose, coqueluche e beriberi, embora transmissíveis, seriam de notificação facultativa. Também estabelece a vacinação obrigatória para varíola.
Do inicio do século 18 até o final do século19, as medidas de controle sanitário pouco avançaram, mas podemos demarcar na década de 60,comavanços tecnológicos e com – com a questão de relação as chamadas tragédias sanitárias : caso da Talidomida em 1963, que trouxe a necessidade de controle sobre medicamentos e já na década de 80 as questões relacionadas a contaminação sanguínea (hemofílicos ) e o acidente com césio 137 em Goiania que apontam de um lado pelas fragilidades de controle sanitária, mas que aproximaram a vigilância sanitária com pontos em comum com a Reforma Sanitária, emergindo um novo conceito de vigilância sanitária de