Trabalho 1
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
CURSO DE PEDAGOGIA
PESQUISA EM EDUCAÇÃO III : BASES METODOLÓGICAS – EAD
Nome: Elenara Bernardi
Polo: Sobradinho
Tutores: Thais Trindade
Professora: Mariana Gaspar Enderle
Diferenças entre pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa
Ao iniciarmos nossa leitura, vamos pontuar algumas diferenças entre a pesquisa quantitativa e a pesquisa qualitativa. Pesquisa Qualitativa-. A pesquisa Qualitativa tem como principal objetivo interpretar o fenômeno que observa.
Seus objetivos são: a observação, a descrição, a compreensão e o significado. Não existe hipótese pré-concebidas; suas hipóteses são construídas após a observação. Não existe “suposta certeza” do método experimental. Neste sentido, quem observa ou interpreta (o pesquisador) influencia e é influenciado pelo fenômeno pesquisado. Procedimentos da Pesquisa Qualitativa Definição da Proposta: Para identificar um bom tema-problema, você precisa ler sobre a área de seu interesse. Faça revisões da literatura sobre o assunto, principalmente em artigos e revistas científicas. Formulação das hipóteses e do referencial teórico: O pesquisador evita construir hipóteses a priori, elas são na maioria das vezes desenvolvidas a posterior. Coleta de Dados: O pesquisador é o instrumento de coleta dos dados. Neste sentido, um estudo-piloto (prévio, informal) se faz necessário, pois a prática é decisiva para uma boa coleta. Análise dos Dados: É realizado durante e após a coleta dos dados.
Pesquisa Quantitativa- A pesquisa quantitativa é um estudo estatístico que se destina a descrever as características de uma determinada situação, medindo numericamente as hipóteses levantadas a respeito de um problema de pesquisa. As informações são colhidas por meio de um questionário estruturado com perguntas claras e objetivas. Isto garante a uniformidade de entendimento dos entrevistados. A Pesquisa Quantitativa é especialmente projetada para gerar medidas precisas e