TRABALHO 1
De uma forma geral, o início do século XXI foi caracterizado por uma época de prosperidade na Europa e nos Estados Unidos seguidos de uma forte recessão, que teve início em 2008, pela Primavera Árabe no norte da África, pelo rápido crescimento da economia da República Popular da China, que se tornou a segunda maior economia depois dosEstados Unidos, e pela ascensão da esquerda na América Latina. A estimativa para o meio do século é que a maior parte da economia global estará concentrada nos países conhecidos como BRICS: Brasil, Rússia, Índia, República Popular da China e África do Sul.
Em termos de comportamento, o mundo ocidental caracterizou-se pela secularização. Bastiões do Cristianismo como a Europa viram a drástica diminuição da população que se declara religiosa. Também houve grandes movimentos efetivos em favor de minorias antes discriminadas, como os homossexuais, que passaram a poder casar-se entre si em diversos países, e os negros, que no Brasil foram beneficiados com leis de cotas nas universidades públicas e, nos Estados Unidos, tiveram em Barack Obama seu primeiro representante como presidente da República.
Em escala global, verifica-se o aprofundamento do processo de Globalização da economia e da informação, potencializado sobretudo pela Revolução Digital, que, embora tivesse início ainda no fim século XX, tornou-se efetivamente uma revolução no século XXI.