TRABALHO 1 LUANA
O Global Entrepreneurship Monitor (GEM) é um programa de abrangência mundial que vem realizando pesquisas sobre o nível da atividade empreendedora mundial, desde 1999. Inicialmente, o GEM contava com a participação de 10 países, por meio de uma parceria entre a London Business School, da Inglaterra, e o Babson College, dos Estados Unidos. Atualmente, o programa de pesquisas do GEM abrange mais de 80 países, com perspectivas de crescimento a cada ano, e é considerado o maior estudo contínuo sobre a dinâmica empreendedora no mundo.
O GEM tem como foco principal o indivíduo empreendedor, mais do que o empreendimento em si, e o empreendedorismo deve ser entendido como qualquer tentativa de criação de um novo empreendimento, como, por exemplo: uma atividade autônoma, uma nova empresa ou a expansão de um empreendimento existente.
Desde o ano 2000, o Brasil vem participando da pesquisa do GEM, que é conduzida pelo Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) e conta com a parceria técnica e financeira do Sebrae . Em 2011, a pesquisa do GEM passou a receber apoio técnico do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getulio Vargas .
Segundo as pesquisas do GEM, o Brasil está classificado entre os países mais empreendedores do planeta, com uma taxa média de empreendedorismo de quase 25%, no período entre 2002 e 2012. Nesse período, a taxa total de empreendedorismo teve um aumento expressivo, passando de 20,9%, em 2002, para 30,2%, em 2012, representando um aumento de quase dez pontos percentuais. Isso significa dizer que, hoje, existem cerca de 30 empreendedores em cada grupo de 100 mil brasileiros pertencentes à população economicamente ativa do país. Essa evolução é compatível com o dinamismo da economia brasileira no período: o PIB cresceu em média cerca de 4%, em grande parte com base na expansão do mercado interno, o que abriu espaço para atividades empreendedoras dos mais diversos tipos.
Em números